15 de junho de 2009

Vivendo e aprendendo...

Um programa que eu gosto muito de assistir é o Altas Horas.

Tenho até uma história curiosa dele: Uma vez eu estava assistindo e na hora do quadro "Pulpito", um garoto foi protestar e eu achei ele parecido com alguém. Puxando pela memória, descobri que já tinha olhado o orkut dele umas 2 vezes um ano antes. Não sei explicar porque lembrei dele, só sei que quando fui lá no orkut dele para conferir, tinha as fotos do altas horas. ^^

Mas, não era sobre isso que queria falar hoje. Eu acho Serginho Groisman um apessoa muito boa, humana, sabe? Diferente de alguns apresentadores que a gente vê por aí todos os dias.

Num altas horas desses aí, ele convidou alguns cadeirantes famosos para participar do programa. Dentre eles, Marcelo Rubens Paiva e Hebert Vianna. Lá eles conversaram de forma bem aberta sobre a vida de ser cadeirante e que apesar desse problema, levam suas vidas normalmente e o que é mais importante, felizes. Deixaram claro que não há motivo para sentir pena dessas pessoas, coisa que eu sentia muito.

O programa para mim foi muito especial porque me abriu a visão para determinadas coisas que antes eu não tinha tanto conhecimento. Comecei a perceber algumas coisas que não percebia, não por maldade, mas por não ter a educação nesse sentido ou até mesmo sensibilidade.

Lembrei, por exemplo, que quandou vou pro meu curso de inglês, sempre fico em cima de uma rampa que leva à rua e não sabia que era uma rampa de fato. Achei que era um método pra escorrer a água da chuva. Várias vezes eu fiquei em cima da rampa enquanto tinha um cadeirante por perto e nem me toquei que eu não deveria estar lá.

Poucos programas hoje em dia nos ensinam alguma coisa. Estão mais preocupados em mostrar bundas ou ensinar as pessoas a rir de coisas sem pé nem cabeça. Acho que mais do que nunca a população precisa de programas como esse pra aprenderem como lidar com as pessoas e deixar cair alguns preconceitos.

Sim.. Non-sens de la petite também é cultura e educação! ^^

6 comentários:

Carrie disse...

o altas horas, como diz o slogan, é mesmo "vida inteligente de madrugada"!
eu tb adoro.
se vc nao assistiu nesse sábado, o tema em questão era educação e as mudanças nos vestibulares e Enem. Ao invés que fazer uma pergunta para algum dos convidados, uma garota da platéia, perguntou ao Serginho, sua opinião sobre as mudanças. Ele, lógico, deu um show de cidadania!
Acho que dá pra assistir pedaços pelo site!

Bjão

Carrie*

Barbara Góes disse...

Então, carrie.. eu ví..
Achei legal ela querer saber dele, já que a gnt nunca sabe da opinião dele, assim diretamente..

bjao!

Raquel El-Bachá disse...

Oi Bárbara. Pena que o programa passa muito tarde e eu nunca consigo ficar acordada em casa nessa hora. Se estiver acordada, com certeza estou na rua. :)
Muito interessante mostrar os cadeirantes famosos e mostrar que eles levam uma vida normal, apesar dos problemas estruturais que cidades como a minha tem que dificultam a vida dessas pessoas (calçadas esburacadas, poucos ônibus adaptados, etc).
Beijos.

Jéssica A. disse...

Eu só lamento que o Altas Horas seja tão tarde. Ninguém ia se importar se o nome do programa fosse alterado. Há muitos bons programas que ensinam, o problema é que eles não tem a visibilidade merecida. TV a cabo ainda é para poucos, uma pena.

Eu sinto uma pena insistente dessas pessoas que vivem sob cadeira de rodas, mas quando ouço suas histórias eu sinto admiração, orgulho e uma vontade de viver sem tamanho.

Eles são um exemplo.

Menina, rampa num curso de inglês para escorrer água da chuva? Tu é doida, é? haha

Beijo grande, Bárbara!
:D

Mychelle disse...

Minha amiga eh uma coruja!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkk

Gosto mto de Altas Horas tb, mas como o pessoal disse, passa mto tarde, as vezes não consigo ver.. =/

disse...

Pois eu disse que não ia perder e tu viu no que deu! :/
Mesmo antes do meu amor pelo Marcelo, eu ficava de olho na acessibilidade das pessoas deficientes.
Além dos cadeirantes, que mtas vezes passam por desafios pra poder atravessar uma simples rua, os cegos ficam num estado pior. Sinais sem sonorização, nada em braile... o Brasil precisa melhorar e muito! Começar a enxergar essas pessoas que precisam de uma atenção mais especial.
O programa do Serginho foi maravilhoso, abriu os olhos de muitos jovens que acham que essa realidade é distante deles ou que nem existe!


*Me dá um microfone daqueles do CQC! kkkkkkkk

Marcelo, te amooo! kkkkkkkk

Gostei de ver meu amado por aki!

:*