18 de junho de 2009

Não obrigatoriedade do diploma!

Caramba! Fiquei muito confusa/triste/revoltada depois do resultado da votação no STF ontem sobre a obrigatoriedade do diploma no meu curso, Jornalismo.

Estava conversando com uma amiga sobre isso por email. Uma das respostas que dei a ela foi:

Comentários sobre o texto:

"...ser livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer). Mas disse que essas qualificações só podem ser exigidas nos casos em que a falta do diploma é um risco de dano à sociedade, como é o caso da medicina, da engenharia e da advocacia."

Amiga.. não acho que as coisas podem ser tão inofensivas assim.
Claro que o jornalista não vai matar ninguém, assim como um médico, mas noticiar um fato é coisa muito séria. Isso eu tenho aprendido na faculdade. Se hoje, alguns jornalistas se "vendem" naturalmente pra conseguir uma informação, se gente que sabe o que é ética faz esse tipo de coisa, o que pessoas sem diploma irão fazer?
Eu acho isso um tanto perigoso, não ao corpo fisico, mas ao moral e ao intelectual da sociedade.


" Na opinião dele, os próprios meios de comunicação devem estipular critérios de contratação, como o diploma, a ética, e as especialidades pessoais dos jornalistas, levando em conta além da formação, a experiência."

Aí que entra meu desepero.. Se hoje é dificil eu, que não tenho alguém que me coloque lá dentro da coisa, entrar no meio de fato. (É tanto que nem trabalhando de graça eles me aceitaram) Vai ser mais do que nunca exigido experiencia.
Se eu não conseguir algum tipo de experiencia, nao vou entrar nunca no mercado! Enquanto isso, fulaninho que é pedreiro (nada contra os pedreiros, só citando o exemplo) e fala bem, sem nunca ter sofrido fazendo os trabalhos que eu fiz enquanto estava na faculdade, chega lá e fica com o trabalho que deveria ser meu, ou de alguém que pagou o preço pra estar fazendo esse tipo de trabalho.
Eu acho isso muito injusto, amiga. Agora mais do que nunca vai aparecer modelo apresentando programas, só pq tem um rostinho bonito!
Fora que aqui a situação já eh bem mais complicada porque antes disso já rolava o monopólio das tvs. Agora então.. já era.. =/
Se antes eu ja via a impossibilidade de chegar lá um dia, hj vejo que tenho que pensar em fazer outra coisa da minha vida.
Infelizmente, porque amo o que faço e sei que nao faria outra coisa com tanto amor!



bjoo

Acho que isso já mostra um pouco a minha frustração.. Não tenho muito mais o que dizer!

" O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) Sérgio Murillo, considerou a decisão como um prejuízo histórico para a categoria. Segundo ele, aparentemente não haverá nenhum critério para que as pessoas possam obter o registro para exercício da função. Murillo disse que Gilmar Mendes desrespeitou os jornalistas brasileiros, ao dizer que esta atividade tem a mesma dimensão da culinária e do corte e costura." (fonte: O Globo)

3 comentários:

Jéssica A. disse...

Bárbara, solidarizo-me. :'(
Fiquei muito triste quando ouvi esse babado. Vejo/leio/acompanho muitos logs de gente que não tem formação sequer em Letras e trabalha como redatora, editora e por aí vai. A situação é triste, revoltante, até. Antes dessa lei a bagunça com o pessoal que estuda Jornalismo já vinha acontecendo.

Seré que isso é irreversível? Tô na torcida pra que isso mude.
Sorte, moça!

Obrigada pelo apoio lá, fiquei contente com seu comentário! ;D

Beijãooo

Anônimo disse...

Não Bá... calma!
Tenho certeza que vão entrar com recurso. E mesmo que não entrem, alguma solução existirá.
Entendo totalmente sua frustração, pq como Administrador sei da imensidão de gente que não é da área e tão aí dominando o mercado. Creio que do mesmo jeito deve acontecer no mundo da comunicação.
Sei que existem pessoas que não precisam de curso nenhum pq são talentosas por vida, mas é uma quantidade absurda de gente que não faz questão nenhuma de ocupar determinados cargos sem dá o menor valor.
E É REVOLTANTE SIM -

Mas enfim, tow na torcida por vc e por todos os jornalistas em geral. Força garota e não desista agora! Sua carreira pode sim dá certo . =D
Muita coisa ainda vai rolar apartir dessa decisão...

Bjão e valeu a visita ;)

Humberto Lucena disse...

Se com diploma está do jeito que está, imagine agora...Deus tome conta!