1 de abril de 2009

Sandy e Junior, semeadores do mal?

Pegando um gancho da minha última postagem sobre Bee Gees, quero lembrar que muitas das músicas deles eu conheci quando ainda era criança, através das famosas regravações de Sandy e Junior. Eles tinham essa arte de transformar as músicas internacionais em nacionalmente toscas. E não foi só aos Bee Gees que eles fizeram esse mal! Shania Twain e Celine Dion também cairam nas graças dos irmãos sertanejos sem direito a reclamação.

Foi aí que pensando sobre isso, lembrei que é exatamente isso que acontece hoje com as bandas de forró. Dificilmente elas têm composições próprias, usando muitas das vezes músicas internacionais ou até mesmo nacionais que estão fazendo sucesso. (talvez você que more na região sul do país, não saiba o tormento que é ouvir " Meu anjo azul", uma versão da música "Because of you" da Kelly Clarkson). Além de kelly, Roxette e James Blunt já ganharam suas versões também.

Uma vez ouvi uma pessoa dizendo: " Se não fosse Vítor e Léo, as bandas de forró não tinham o que tocar." É verdade! Todas as bandas de forró tocam todas as músicas deles e de outros sertanejos. Acho que isso também se deve à boa safra country em que o país se encontra. Boas composições só se encontravam na época das finadas bandas como" Cavalo de pau" por exemplo. Tinham letras boas e o ritmo não era esse forró eletrônico ridículo que a gente tem que escutar hoje em dia.

Mas, voltando ao inicio do texto, ainda acho que quem começou essa moda de traduzir musicas, foram Sandy e Junior e isso acabou se disseminando no meio como uma praga que está bem longe de acabar!

5 comentários:

Mychelle disse...

Ahhhh.. tb não fala assim dos bixinhos... eles era crianças e não tinham culpa dos produtores (ou sei lá quem eh o responsável pela escolha das músicas..)escolherem esse tipo de coisa pros dois cantarem...

Qto ao forró, realmente estão acabando com a essência do mesmo.. agora eh salve-se quem puder!!

Mas não concordo com a tal frase de Victor e Léo.. só pegaram mesmo as de sucesso, como pegam de qualquer cantor, seja ele sertanejo ou não...

Agora me agradeça por ser a primeira a postar um comentário...fiu

Jéssica A. disse...

ooow, ouvi tanto Sandy & Junior e suas versões agua com açucar! hahaha

Mas ouço músicas internacionais nas versões brasileiras desde pequena, quando meus pais ouviam The Fevers e Roupa Nova e mais um monte de banda antiga que não me vem à cabeça agora, que cantavam Carpenters, Beatles. Acho que se não fosse por Vitor e Léo e uma cambada como Bruno e Marrone, Leandro e etc, etc não existiria esse forró tosco...É muita música sertaneja caindo nesse estilo. De Vitor e Léo só ouvi duas até agora.

E meu ouvido não é penicoooo.Num guento Calcinha Preta e CIA. Aqui ouço forró, desses ridículos a que vc se referiu, bem eletrônicos. Forró pra mim só o pé-de-serra mesmo.

Beijo!

disse...

ahahahahhahahah
ri demais!
kkkkkkkkkkkkk
amiga... e "abre abre abre abre abre" é bem original!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

eu odeio versão amiga!

Flah Santos disse...

Huahuahhuahuahua...

Os Sanfoneiros do apocalipse xDDD~
Boua! ^^
Nunca pensei nisso...

Jose disse...

Ah a Sandy e o Junior eram crianças não entendiam bem sobre a distorcao da tradução.

Mas valeu muito!!! Ouvi Sandy e Junior demais qdo crianca e ainda me pego relembrando e cantando as musicas deles.

A Sandy canta muito bem e será pra sempre citada como uma das melhores cantoras do Brasil.
O Junior cresceu muito no cenario musical brasileiro. Ele é um grande musico.