30 de abril de 2009

A gripe dos porquinhos


Já inventaram gripe do frango e a mais nova sensação do momento é a gripe suína. Qual gripe podemos esperar em breve? Da girafa esclerosada ou do panda com enxaqueca?

Não se fala em outra coisa e agora o mundo inteiro está em alerta por causa do resfriado dos porquinhos. Enquanto uma parte da população diz que o mundo está preparado para enfrentar essa pandemia e que não há o que temer, a OMS - Organização Mundial de Saúde – diz que a doença deve ser levada a sério. A questão é que a cada dia cresce o nível de alerta, que em dias pulou de 3 para 5, numa escala em que o máximo é 6. Faz-se necessário por isso, o apoio de empresas e dos governos.

O presidente do Brasil afirma veementemente que não há perigo eminente aqui no Brasil. É fato que o sistema de saúde no nosso país beira do péssimo ao impossível. O quadro mostra hospitais mal construídos, falta de médicos para atender a população, milhares de pessoas morrendo nos corredores e deficiência na infra-estrutura. Se um simples mosquito consegue ser causa de emergência todos os anos, o que um porquinho gripado não pode fazer? Esperamos que o presidente não considere isso também mais uma marolinha.



ps: Eu sei que só se fala em gripe suína esses dias e não gosto mesmo de falar de assunto batido pela mídia, mas esse texto eu fiz pra um trabalho na UFRN e achei tão legal que decidi colocar aqui!

1 comentários:

Jéssica A. disse...

"Se um simples mosquito consegue ser causa de emergência todos os anos, o que um porquinho gripado não pode fazer?" Achei excelente essa comparação. *-*

Acho que o problema do nosso país é esperar que a desgraça aconteça para se mexer. Depois de algumas suspeitas, já estão se mobilizando em aeroportos e rodoviárias. Triste isso né? Sendo que, quando se deu a notícia dessa gripe, no dia seguinte, nos aeroportos não havia um profissional da saúde sequer de prontidão para verificar sintomas nos passageiros que chegavam do exterior.

Vamo ver no que isso vai dar. Só espero que a gente sobreviva a isso. :D

beijoooooo