Já inventaram gripe do frango e a mais nova sensação do momento é a gripe suína. Qual gripe podemos esperar em breve? Da girafa esclerosada ou do panda com enxaqueca?
Não se fala em outra coisa e agora o mundo inteiro está em alerta por causa do resfriado dos porquinhos. Enquanto uma parte da população diz que o mundo está preparado para enfrentar essa pandemia e que não há o que temer, a OMS - Organização Mundial de Saúde – diz que a doença deve ser levada a sério. A questão é que a cada dia cresce o nível de alerta, que em dias pulou de 3 para 5, numa escala em que o máximo é 6. Faz-se necessário por isso, o apoio de empresas e dos governos.
O presidente do Brasil afirma veementemente que não há perigo eminente aqui no Brasil. É fato que o sistema de saúde no nosso país beira do péssimo ao impossível. O quadro mostra hospitais mal construídos, falta de médicos para atender a população, milhares de pessoas morrendo nos corredores e deficiência na infra-estrutura. Se um simples mosquito consegue ser causa de emergência todos os anos, o que um porquinho gripado não pode fazer? Esperamos que o presidente não considere isso também mais uma marolinha.
ps: Eu sei que só se fala em gripe suína esses dias e não gosto mesmo de falar de assunto batido pela mídia, mas esse texto eu fiz pra um trabalho na UFRN e achei tão legal que decidi colocar aqui!